Conheça os principais recursos do cPanel

Publicado em 29 de junho de 2021

O cPanel é um painel de gerenciamento para site para WordPress, ele funciona como um verdadeiro painel de controle. No ambiente do cPanel toda configuração e edição do site pode ser feita de diversas maneiras.

A principal proposta do cPanel é possibilitar gestão de domínios desenvolvidos dentro de uma conta do WordPress.

Sites podem ter diversos recursos, ou seja, quem o gerencia, consegue instalar e desinstalar aplicações, efetuar edições e fazer ajustes de acordo com as necessidades. O cPanel é um ambiente que facilita esse gerenciamento, dando maior gestão para quem trabalha com um ou diversos sites.

Começando a utilizar o cPanel

Primeiramente vamos entender que o cPanel está sempre associado a uma conta de hospedagem, ou seja, o serviço de host que você contrata. Assim, o ambiente de controle pode ter características visuais distintas, aplicadas por empresa, mas tanto a operação quanto os recursos se mantêm os mesmos.

O direcionamento será para essa tela principal de gerenciamento de seu site. Lá estará todos os recursos disponibilizados e que são fundamentais para a gestão completa do site.

Quais os principais recursos do cPanel?

O que torna o cPanel completo é justamente os recursos disponibilizadas no painel de controle. Todo o gerenciamento dos sites contratados no serviço de hospedagem estão disponíveis em um só ambiente, facilitando 100% seu trabalho.

Gestão de emails

Ao usar o cPanel, é possível criar múltiplas contas de email e conecta-las a seu domínio. Exemplo, se você tem o site chamado “meusite.com.br”, pode criar e gerenciar um email que utilize o domínio e gerar várias contas, como:

  • “atendimento@meusite.com.br”;
  • “vendas@meusite.com.br”.

Sempre que for necessário criar uma nova conta de email, isso pode ser feito utilizando o recurso de gestão do cPanel. Também são realizadas configurações do serviço de email, como recursos de autenticação, gerenciamento de espaço, senhas, entre outros.

Aplicativos

Para que sites fiquem mais completos, ou para que a gestão da hospedagem seja mais fácil, é possível contar com diversos aplicativos. Eles são instalados a partir do cPanel e ficam disponíveis para ajudar a ter recursos de gestão, edição e operação dos sites hospedados.

O principal são os em WordPress, que são uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, um CMS. O cPanel oferece a instalação do aplicativo do WordPress, permitindo que o usuário as ferramenta de gestão de sites e criar por exemplo um blog.

Banco de Dados

Sites precisam ter bancos de dados associados à sua hospedagem para garantir o carregamento dos elementos que estão em cada página.

Para facilitar a interação com esses bancos de dados, o cPanel tem um aplicativo que já vem instalado e tem essa funcionalidade, chamado de phpMyAdmin. No entanto, quem preferir pode trabalhar nessa gestão de banco de dados utilizando o MySQL.

Um painel de hospedagem com o cPanel é referência graças às muitas funcionalidades, além de deixar o trabalho dinâmico e rápido. Seu uso dá mais liberdade a quem gerencia páginas e traz maior desempenho em sites.

Agora que você sabe com manter uma gestão de site organizada e em uma excelente plataforma, que tal conhecer o cPanel da Mastersite e evoluir o seu trabalho como gestor de websites?

Gostou do conteúdo desse post?

Continue com a gente, siga nossas redes sociais e vamos crescer juntos!

Facebook Instagram

Recentes no nosso blog

Conteúdo para pequenas, médias e grandes empresas.